segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Despreparo e desrespeito do motorista são as maiores causas de acidente de trânsito no Brasil

O despreparo e o desrespeito alheio do motorista foram apontados por 71,2% da população brasileira como a principal causa de acidentes de trânsito no Brasil, segundo pesquisa realizada com 1.023 condutores em todo o país pela a Anatran (Associação Nacional de Trânsito). Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (26).
Segundo a pesquisa, os indícios deste resultado estariam presentes em diferentes aspectos da realidade como, a percepção de incapacidade dos demais motoristas; o excesso de confiança do próprio condutor; a ausência de conhecimento a respeito da Legislação de Trânsito e o baixo nível de conhecimento dos direitos e deveres do cidadão.
Apesar deste número, 95,2% dos entrevistados disseram ser bem preparados conduzir veículos automotores.
Regras de trânsito
A falha humana é apontada como a maior causa de acidentes por 92,8% dos entrevistados. E 88,9% consideram que o conhecimento das leis de trânsito ajudaria a reduzir os acidentes.
De acordo com os dados, quando os entrevistados foram questionados se o motorista brasileiro conhece e respeita a Legislação de Trânsito, apenas 41,0% discordaram e 42,5% declaram não concordar nem discordar.
A pesquisa foi realizada entre 7 de agosto a 4 de setembro, de 2011.
Fonte: R7

domingo, 23 de outubro de 2011

Mais segurança para o trânsito de Itaituba e região


Reunido com o Diretor Geral do Departamento de Trânsito do Pará – DETRAN, o deputado Hilton Aguiar requereu o envio de uma viatura a Regional do órgão em Itaituba, para o uso nos trabalhos de fiscalização, prevenção, orientação e atuação no trânsito atendendo a demanda dos municípios de Aveiro, Rurópolis, Jacareacanga, Trairão e Novo Progresso. Álvaro Ayres, diretor geral, informou que até o final do mês estará atendendo a solicitação do parlamentar. Ele disse ainda que será parceiro constante do deputado no desenvolvimento da região e que suas solicitações são prioridades. Hilton pediu também uma viatura, em forma de convênio, para a prefeitura de Itaituba além da ajuda na regularização dos semáforos da cidade, que fica a margem esquerda do Tapajós. “Estou preocupado com àquela sinalização próximo a escola municipal Gonzaga Barros, que iniciou e não foi concluída. Nossos alunos estão, diariamente, correndo risco de vida”, ressalta o deputado que busca mais segurança para a população do município de Itaituba. 
Fonte: http://deckmelo.blogspot.com

sábado, 22 de outubro de 2011

Mototaxista morre na curva da morte.

obstaculo que fez a moto perder o equilíbrio - foto: Edniney Nunes.
   Um moto taxista morre hoje por volta das oito horas da manha depois de perder o controle na famosa curva da morte da rodovia transamazônica.  O condutor teria atingido um dos sinaleiros luminosos que separam a faixas da pista e perdeu o controle em alta velocidade atingindo violentamente um poste. Segundo testemunhas o impacto foi forte e o homem já chegou ao hospital moto.
 O fato foi registrado na manha de hoje na seccional de policia e o moto taxista entra para as estatísticas da violência no transito itaitubense.     
Fonte: http://garimpandonoticias.blogspot.com

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Parentes de vítimas de atropelamento propõem mudança de lei


São Paulo, 15 - Alguns parentes de vítimas de atropelamento em São Paulo elaboraram um Projeto de Lei de iniciativa popular para alterar alguns pontos da Lei nº 9.503/97, do Código de Trânsito Brasileiro. Entre as mudanças propostas está a eliminação do mínimo de concentração de seis decigramas de álcool no sangue, a obrigatoriedade da realização do teste do bafômetro e o aumento da pena para quem for flagrado dirigindo embriagado.

Na manhã deste sábado, 15, entre 150 e 200 pessoas se reuniram em frente ao Colégio Santa Cruz, na zona oeste de São Paulo, para protestar contra a violência no trânsito. A "Caminhada para a vida" foi organizada por Rafael Baltresca, que perdeu mãe e irmã após serem atingidas por um carro na frente do Shopping Villa-Lobos.

Rafael discursou para os presentes, parte deles parentes de vítimas desse tipo de acidente. Também estava prevista uma caminhada na região.

A petição para apoiar o Projeto de Lei pode ser assinada através do site www.naofoiacidente.com.br. É preciso reunir 1,3 milhão de assinaturas para que a proposta seja enviada ao Congresso.

Leia a íntegra do PL:


No uso do direito assegurado pelos arts. 1º, 14, III, e 61 da Constituição Federal, subscrevo o projeto de lei que propõe as seguintes alterações na : A revogação da infração administrativa prevista no artigo 165 e seguintes (A embriaguez ao volante passa a ser somente ilícito penal e não mais ilícito administrativo); A revogação dos artigos 276 e 277 dos procedimentos administrativos previstos (O procedimento administrativo foi incorporado às infrações penais); A revogação da parte final do artigo 291, caput, bem como do parágrafo primeiro e do inciso primeiro do artigo 291(Eliminação do enquadramento à lesão corporal culposa); Propõe a alteração do artigo 302, acrescentando os ?? 2º, 3º e 4º (Aumento da pena, a obrigatoriedade da submissão ao exame clínico e a formalização de obtenção de provas de embriaguez); Propõe a alteração da redação do caput do artigo 306, e acrescentando ainda os ?? 1º e 2º (Eliminação do mínimo de concentração de 6 (seis) decigramas, a obrigatoriedade da submissão ao exame clínico, o aumento da pena e a formalização de obtenção de provas de embriaguez.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Internautas usam redes sociais para fugir de blitz da Lei Seca em SP

Pela internet, eles trocam informações sobre fiscalização nas ruas. PM tenta ser ágil e mudar de lugar para surpreender os motoristas.
Desde 2008, quando a Lei Seca ficou mais rígida, a Polícia Militar de São Paulo faz operações na capital para tentar pegar quem insiste nessa mistura perigosa: bebida e direção. Mas quem continua bebendo e dirigindo faz de tudo para fugir das fiscalizações e até usa a internet para isso. Pelas redes sociais, as pessoas informam onde há bloqueios e os motoristas mais rápidos conseguem desviar o caminho.
Na noite de sexta-feira (14), pouco depois das 21h, em uma rede social na internet o primeiro alerta: “BOLS gigante Avenida Inajar de Souza, sentido marginal Tietê.” Bols é a abreviação para Blitz Operação Lei Seca. Na tentativa de surpreender os motoristas, em poucos minutos, a polícia mudou de lugar. Deixou a Avenida Inajar de Souza, na Zona Norte, e foi para a Avenida Edgar Facó, na mesma região. Para os motoristas que sempre passam por aquela via, a blitz não era novidade.
O problema é que as luzes dos carros da polícia podiam ser vistas de longe.E como havia um desvio antes da blitz, os motoristas mais espertos aproveitaram para desviar dos policiais. “Estou fugindo do comando”, admitiu um homem, que disse ter tomado “uma cervejinha” após o trabalho.
Quem passava pela blitz era convidado a soprar o aparelho que mede a quantidade de álcool no organismo. Perto dali, na pista local da Marginal Tietê, um motociclista estava caído no chão. Ele passou na guia, caiu e bateu em um poste. O cunhado que vinha em outra moto disse que os dois tinham acabado de sair do trabalho e antes de ir para casa resolveram dar uma paradinha e tomar uma cerveja. “Uma cerveja só”, disse ele.
Agilidade
Durante toda a noite os internautas foram rápidos com as mensagens e a polícia tentou ser ágil para mudar os pontos de fiscalização. “O fator surpresa impera nessas operações”, disse o tenente da PM Vinicius Schut.
Quando entra a madrugada de sábado (15), na região central da cidade, a PM monta uma blitz na Rua Amaral Gurgel. Quem entra na via, não consegue escapar da fiscalização. Em apenas uma hora, 115 motoristas são parados.

Fonte; G1 – SP – 15/10/11

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

NOTA DE ESCLARECIMENTO

No último dia 13 de Outubro, os Agentes de Trânsito do Detran/Pa realizaram pela primeira vez a eleição dos nomes que deveriam ocupar a gerência e a coordenadoria da fiscalização de trânsito na autarquia. Um fato inédito e histórico que chamou a atenção e mobilizou todos os servidores direta ou indiretamente envolvidos.
No final, foram eleitos os agentes José Humberto e Denison Maia para os respectivos cargos, com a expressiva maioria dos votos dos 148 agentes que compareceram as urnas. Criou-se então a expectativa de que, conforme acertos anteriores, os nomes fossem homologados pela direção do órgão. Infelizmente isso não aconteceu e os motivos para tal foram expostos em uma reunião com o diretor Geral realizada na segunda-feira, 17 de outubro. Pelos argumentos da direção, a eleição não teve representatividade e legitimidade por não representar a vontade da maioria dos agentes e não ter alcançado o percentual mínimo de 50%+1 dos votos dos 329 agentes que compõe a categoria no Estado
A associação lamenta e discorda da interpretação da direção do Detran e em respeito aos agentes que participaram do pleito, vem a público expressar sua posição.
Em primeiro lugar, por se tratar de um processo recente e ainda não incorporado a rotina da instituição, não era esperado um grande comparecimento as urnas; Mesmo com toda a divulgação via e-mail, telefone e por outros meios disponíveis, era sabido que poucos agentes do interior viriam até a capital votar devido às imensas distâncias, como de fato aconteceu, tanto que somente cinco agentes do interior exerceram esse direito; Mesmo com todos os percalços, a eleição atingiu 45% dos votos dos agentes, faltando apenas 17 votos para atingir a pretensa “legalidade e legitimidade” exigida pelo DG.
Infelizmente sabemos que interesses pessoais mais uma vez prevaleceram sobre o bem coletivo. Não podemos deixar de reconhecer que a desunião e o individualismo exacerbado foram decisivos para o final inesperado que presenciamos. No entanto, é bom lembrar que os números apurados na eleição expressam uma grande insatisfação da categoria com a gerência e a coordenação atual.
Para todos aqueles que foram contrários e, sorrateiramente nos bastidores, boicotaram a eleição direta e democrática, avisamos que esta associação não deixará jamais de lutar pela escolha direta dos seus gestores e da melhoria das condições de trabalho e de vida dos agentes de trânsito.

Fonte: blog da associação de agentes do detran-pa
http://aftdpa.blogspot.com/

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Campanha contra consumo de álcool e condução de motocicleta

O Governo do Estado de Pernambuco desenvolveu uma das melhores campanhas que que já vi para redução de acidentes envolvendo motociclistas. Para além da tímida inscrição “Aprecie com Moderação” nos rótulos de bebidas alcóolicas, os vídeos criados pela Agência RGA Comunicação mostram de maneira clara e chocante (como devem ser campanhas do tipo) as consequências da imprudência no trânsito.

Um bom modelo para outros estados e outras campanhas de conscientização no trânsito, visando principalmente a redução da combinação de álcool e direção (vale a pena ver todos os vídeos):

Motos (1) - Governo de Pernambuco from RGA Comunicação on Vimeo.


Motos (2) - Governo de Pernambuco from RGA Comunicação on Vimeo.


Motos (3) - Governo de Pernambuco from RGA Comunicação on Vimeo.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

ACIDENTES DE TRÂNSITO EM ITAITUBA ESTÃO ALCANÇANDO INDICES ALARMANTES!!!! MORTES TODA SEMANA E NINGUEM FAZ NADA!!!!


É com um título de uma postagem no facebook do meu amigo Metal que inicio essa matéria, de um lado vidas são ceifadas, de outro algumas autoridades fingem que não vêem o que está acontecendo, é repugnante o que a prefeitura está fazendo com a COMTRI, cortando todas as gratificações dos agentes de trânsito para eles trabalharem o menos possível. Agora porque isso? Porque fiscalização incomoda, porque ninguém gosta de ser fiscalizado e isso pode implicar negativamente na política? Que dizer que um pleito político vale mais do que vidas? Pergunte a um parente de alguma vítima de acidente de trânsito se ele é a favor de mais rigor nas fiscalizações, ele vai responder que sim, mas se perguntar a um infrator, um condutor que não dá a mínima para a vida dele e das pessoas que o cercam, ele vai dizer que não, que isso é besteira e que o governo só que arrecadar. A PRF está saindo da cidade, indo embora para Santarém, por falta de apoio da prefeitura que parece não dar a mínima para os acidentes que estão acontecendo todos os dias em nossa cidade. Não estou aqui para denegrir ninguém politicamente, mas no governo passado, tempo esse em que a COMTRI trabalhava 24h, dificilmente via-se falar em morte no trânsito, conheço vários agentes da COMTRI, e todos estão revoltados com a situação, todos estão sedentos para ajudar a mudar esse cenário horrendo que está o trânsito hoje aqui, mas não podem porque a prefeitura acha melhor não pagar adicionais e horas extras, preferem pagar em média R$15.000,00 quase toda semana para alugar aviões para remover acidentados daqui para Santarém. É uma vergonha o COMTRI trabalhando na praia do sapo nos finais de semana sendo pago pelos mototaxistas e não pelo poder público municipal. O DETRAN está todos os dias nas ruas fazendo seu trabalho com o apoio da PM, mas sozinho fica impotente diante de tantos condutores que não cumprem o Código de Trânsito Brasileiro, diante de pessoas que não usam cinto de segurança, que não usam capacete e quando o fazem é tão somente para não serem multados e não pensando em proteger suas vidas, motocicletas carregando três pessoas “dois adultos de capacetes e uma criança no meio sem nenhuma proteção” não imaginam o quanto estão pondo em risco a coisa mais valiosa de suas vidas que são os filhos que só estão ali naquela situação de risco porque os pais os colocaram, o semáforo da 13ª rua parece que não existe, pois 90% dos veículos passam por ele como se ele não existisse, onde está a educação desses motoristas? o amor a vida? outro fator que eu considero um dos principais causadores de acidentes “A PRESSA”, para quê tanta pressa numa cidade pequena que nem a nossa, senhores condutores dêem valor às suas vidas, para ir de um ponto a outro de nossa cidade não precisa correr mais que 40km/h, se você sair do porto da balsa até a trigésima rua a 40km/h levará em média oito minutos, se for a 60km/h levará em média sete minutos, ou seja um minuto de diferença, então pensem, não vale a pena arriscar a vida pra ganhar um minuto. Finalizo aqui pedindo ajuda das autoridades competentes, em especial ao Ministério Público Estadual, para que acione a prefeitura para que volte a colocar os agentes para trabalhar a noite e nos finais de semana, e clamo a toda a população para serem multiplicadores dessa idéia de paz no trânsito.

Abaixo alguns comentários na página do facebook do Metal;

Benerson Metal Deixo aqui meu repudio as autoridades e sociedades "organizadas" de nada!!!! os jovens estão morrendo... o transito da cidade mata mais do uma guerra civil no no Haiti...
há 23 horas · Curtir
Andria Amaral é mais primeiro cada pessoa tem prezar pelas suas vidas porque é ser inprodente demais para andar tres em moto sem capecete tatalmente sem segurança é pedir pra morre mesmo
há 21 horas · Curtir
Benerson Metal ‎Andria Amaral e o que dizer das pessoas que na sua mão com pouca velocidade e com capacete, derrepente são surpreendidas com carro em alta velocidade???? a questão não é localizada... é muito mais ampla do que se pensa.... não vamos discutir A ou B quem ta certo e quem ta errado... vc lembra da professora que foi vitima na transamazonica e ninguem ate hoje sabe quem foi??? a questão é a violencia que tomou conta do transito.... e ninguem faz nada!!! isso que me deixa idignado....
há 20 horas · Curtir
Hospital Menino Jesus Jesus Hoje alguns jovens compram bebidas como quem compra chiclete,alguns donos de locais que vendem bebidas não obedecem a lei vendendo para menores. Acidentes acontecem com qualquer um por isso tenha cuidado, você pode ser a próxima vitima. ATENÇÃO !!!
há 20 horas · Curtir
Benerson Metal Hoje no Transito de Itaituba, ninguem está seguro... lembram do jovem que vinha com amigos caminhando as margens da Transamazonica e foi atingido por um carro em alta velocidade????? olha se for lembrar de casos aki.. vou passar a noite falando... Transito de Itaituba Tão Perigosos quanto andar nas ruas de Serra Leoa a cidade mais pergiosa do mundo segundo a ONU
há 19 horas · Curtir
Girlane Maria Do Carmo é muito triste mas é a realidade dos jovens ,eles acham que podem tudoe nao se importam com suas vidas e nem com das outras pessoas.é lamentavel quando morre alguem de acidente,mesmo assim nao procuram melhorar no transito.eu que tenho dois filhos adolescente sempre fico com o coraçao na mao quando eles saiem!!!
há 19 horas · Curtir
Naldiney Motta Cara que Deus me perdoe, mas a culpa é das proprias pessoas causadoras, no dia que eu tiver na frente da minha propria casa e um desses palhaços passar levantando pneu na minha frente eu mesmo derrubo com um pau ou uma pedrada...
há 17 horas · Curtir