segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Despreparo e desrespeito do motorista são as maiores causas de acidente de trânsito no Brasil

O despreparo e o desrespeito alheio do motorista foram apontados por 71,2% da população brasileira como a principal causa de acidentes de trânsito no Brasil, segundo pesquisa realizada com 1.023 condutores em todo o país pela a Anatran (Associação Nacional de Trânsito). Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (26).
Segundo a pesquisa, os indícios deste resultado estariam presentes em diferentes aspectos da realidade como, a percepção de incapacidade dos demais motoristas; o excesso de confiança do próprio condutor; a ausência de conhecimento a respeito da Legislação de Trânsito e o baixo nível de conhecimento dos direitos e deveres do cidadão.
Apesar deste número, 95,2% dos entrevistados disseram ser bem preparados conduzir veículos automotores.
Regras de trânsito
A falha humana é apontada como a maior causa de acidentes por 92,8% dos entrevistados. E 88,9% consideram que o conhecimento das leis de trânsito ajudaria a reduzir os acidentes.
De acordo com os dados, quando os entrevistados foram questionados se o motorista brasileiro conhece e respeita a Legislação de Trânsito, apenas 41,0% discordaram e 42,5% declaram não concordar nem discordar.
A pesquisa foi realizada entre 7 de agosto a 4 de setembro, de 2011.
Fonte: R7

Nenhum comentário: