quarta-feira, 19 de outubro de 2011

NOTA DE ESCLARECIMENTO

No último dia 13 de Outubro, os Agentes de Trânsito do Detran/Pa realizaram pela primeira vez a eleição dos nomes que deveriam ocupar a gerência e a coordenadoria da fiscalização de trânsito na autarquia. Um fato inédito e histórico que chamou a atenção e mobilizou todos os servidores direta ou indiretamente envolvidos.
No final, foram eleitos os agentes José Humberto e Denison Maia para os respectivos cargos, com a expressiva maioria dos votos dos 148 agentes que compareceram as urnas. Criou-se então a expectativa de que, conforme acertos anteriores, os nomes fossem homologados pela direção do órgão. Infelizmente isso não aconteceu e os motivos para tal foram expostos em uma reunião com o diretor Geral realizada na segunda-feira, 17 de outubro. Pelos argumentos da direção, a eleição não teve representatividade e legitimidade por não representar a vontade da maioria dos agentes e não ter alcançado o percentual mínimo de 50%+1 dos votos dos 329 agentes que compõe a categoria no Estado
A associação lamenta e discorda da interpretação da direção do Detran e em respeito aos agentes que participaram do pleito, vem a público expressar sua posição.
Em primeiro lugar, por se tratar de um processo recente e ainda não incorporado a rotina da instituição, não era esperado um grande comparecimento as urnas; Mesmo com toda a divulgação via e-mail, telefone e por outros meios disponíveis, era sabido que poucos agentes do interior viriam até a capital votar devido às imensas distâncias, como de fato aconteceu, tanto que somente cinco agentes do interior exerceram esse direito; Mesmo com todos os percalços, a eleição atingiu 45% dos votos dos agentes, faltando apenas 17 votos para atingir a pretensa “legalidade e legitimidade” exigida pelo DG.
Infelizmente sabemos que interesses pessoais mais uma vez prevaleceram sobre o bem coletivo. Não podemos deixar de reconhecer que a desunião e o individualismo exacerbado foram decisivos para o final inesperado que presenciamos. No entanto, é bom lembrar que os números apurados na eleição expressam uma grande insatisfação da categoria com a gerência e a coordenação atual.
Para todos aqueles que foram contrários e, sorrateiramente nos bastidores, boicotaram a eleição direta e democrática, avisamos que esta associação não deixará jamais de lutar pela escolha direta dos seus gestores e da melhoria das condições de trabalho e de vida dos agentes de trânsito.

Fonte: blog da associação de agentes do detran-pa
http://aftdpa.blogspot.com/

Nenhum comentário: